IGREJA BATISTA TV

sábado, 21 de abril de 2012

É TEMPO DE APROVEITAR O TEMPO

Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.” Ef. 5.15-21.
O termo remindo, utilizado pelo apóstolo Paulo, vem da palavra primitiva remir. Que significa resgatar, expiar, pagar, adquirir de novo. Porém dentro deste contexto bíblico ela tem o sentido muito mais aprofundado, ela quer dizer – tornar proveitoso, fazer valer a pena, ser útil ou aproveitar. Porém se tem algo que a maioria de nós seres humanos não sabe aproveitar é o tempo. Acredito que a Bíblia não está tratando aqui de quantidade de tempo, mas sim, da qualidade no tempo. Hoje tem uma expressão que está em voga - “tempo de qualidade”. Não é aproveitar e dar ao próximo o tempo disponível, e sim, o tempo que lhe é necessário e certo. Você só entende isso quando você perde alguém que você muito ama e pensa – Eu poderia ter me dedicado mais a essa pessoa (você tá falando de tempo).

1 – VOCÊ E O TEMPO DOS DIAS MAUS – Esta afirmação da Bíblia é assustadora. Os dias são maus! E era dentro desse contexto de dias maus que Paulo vivia e escreveu (Rm. 1.26-32; II Tm. 3.1-5;). Além de uma ferrenha perseguição sobre a Igreja do Senhor, ainda havia um ambiente de ignorância religiosa, em que se prestava culto aos césares, orgias e promiscuidade sexual eram práticas comuns daquela sociedade, o trabalho escravo era validado, as mulheres inferiorizadas, as crianças desvalorizadas e ocorriam crimes, corrupções e injustiças sociais, o povo humilde vivia na miséria. Então realmente os dias eram maus. Parece-me um retrato, uma xerox dos nossos dias (corrupção, escândalos, violência familiar e social, assassinatos, pedofilia, infidelidade conjugal, guerras, doenças, depravação sexual, desvalorização dos relacionamentos etc.).

2 – VOCÊ E O TEMPO COM A FAMÍLIA – Quantos casais não desperdiçam o tempo (brigando) que poderiam torná-lo proveitoso, útil ou de qualidade para o relacionamento. Quantos irmãos vivem mais em guerra quando estão junto do que distantes um do outro. Pais e filhos que desperdiçam a oportunidade de nutrir laços de afetividade por que não sabem se comunicar. As consequências são danosas e temos presenciado pela mídia, nas famílias em geral (dos outros e das nossas) essa degeneração da família.

3 – VOCÊ E O TEMPO COM VOCÊ MESMO – O índice de pessoas com algum tipo de transtorno mental ou de personalidade é muito elevado. Esses transtornos ou condições de anormalidades vai de um aparente e simples estresse a profundas depressões. Quando não, conduz o homem aos vícios sociais – alcoolismo, droga, prostituição. Sem falar de outros tipos de transtornos como de obesidade, anorexia, bulimia, esquizofrenia, insônia, pesadelos etc. Pesquisam apontam como principal causa o estilo de vida que optamos. Usamos o tempo erradamente. Não damos a nossa vida um tempo qualidade.

4 – VOCÊ E O TEMPO COMO CRISTÃO – De que maneira temos vivido o nosso tempo como cristãos dentro deste contexto? Realmente o aproveitamos, fazemos dele algo útil em todas as áreas da minha vida? Neste texto podemos tirar três lições sobre aproveitar o tempo como igreja ou cristãos.
1 – TEMPO PARA UMA AUTOANALISE CRISTÃ – “vede prudentemente como andais”. Infelizmente muitos cristãos não têm parado para refletir sobre seu comportamento ou atitude como parte de um corpo o qual a cabeça, é CRISTO. O comandante é Jesus. Cada vez mais os escândalos se tornam notórios dentro das comunidades evangélicas - Repara, pois, que a luz que há em ti não seja trevas (Lc. 11.35). Precisamos tirar de dentro de nós tudo àquilo que não nos identifica com cristãos lavados e regenerados pelo poder do Espírito Santo - Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados. (II Cor. 13.5). Tempo para uma autoanálise é indispensável para cada um de nós, principalmente se queremos oferecer os nossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus (Rm.12.1).

2 – TEMPO DE APROFUNDAMENTO NA VONTADE DE DEUS – “procurai compreender qual a vontade do Senhor”. Investimos tempo para tudo que nos dá prazer ou ambicionamos conquistar. Fazemos isso na área profissional, familiar e social. Corremos incansavelmente para obter sucessos nestas áreas. Porém, quando trata de nos aprofundar em conhecer a vontade de Deus, bate-nos o espírito de desanimo, preguiça e transferimos essa responsabilidade para pastores e missionários - Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor (Efe. 4.15,16) – Quando crescemos como membros de um corpo, todo corpo cresce junto – Mas não podemos nos conformar com o pecado que tanto nos rodea - E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm. 12.2).  Que possamos dizer - já não vivo mais eu, mas Cristo é quem vive em mim Gl.2.20).

3 – TEMPO DE ENCHER-SE DO ESPÍRITO SANTO – “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito.” Em meio á dias tão maus, não temos mais tempo para negligenciar nosso relacionamento com o Espírito Santo. Paulo nos dá dicas para viver uma vida cheia do Espírito – A - Falando entre vós com salmos (na leitura a Bíblia) B - Entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais (na adorando) C - Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo (na gratidão) D - Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo (na comunhão). Acredito que não seja preciso falar de cada item desses.

CONCLUSÃO - “Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará” (Ef. 5.14). Amados e amadas é tempo de despertarmos. Aproveitar, fazer valer a pena cada minuto e segundo, os quais Deus têm nos privilegiado todos os dias. Não use seu tempo para se embaraçar com os pecados dessa vida. Mas sim, fazer do tempo não um tempo Chronos, mas sim, o tempo kairós. Um tempo Especial com Deus e para Deus. E Cristo é nosso maior exemplo (Jo.13.15) de saber aproveitar o tempo com o Pai – Eu e o Pai somos um (Jo.10.30). Que sejamos um com o Pai. É tempo de aproveitar o tempo 

0 comentários:

Postar um comentário