IGREJA BATISTA TV

terça-feira, 2 de outubro de 2012

SERMÃO - Jesus Cristo: Rocha Que Sustenta a Família

Texto básico: Mt. 7. 24-27. “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras e as não cumprem, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram vento, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.” 

 
Quais os principais problemas que têm afetado as famílias em geral? Eu posso alistar alguns: desemprego, violência, criminalidade, saúde, educação, desigualdade social, moradia, prostituição infanto-juvenil, infidelidade, divórcio, bebedeiras, doenças sexualmente transmissíveis, consumo de drogas e insegurança. São pouquíssimas as famílias que tem resistido a essas águas impetuosas, e essas tempestades assoladoras. Olhando para nossa cidade temos visto muitas famílias se despedaçando, sendo destruídas, caindo em desgraça. Mas a questão é: como eu posso proteger, e abençoar a minha família em tempos tão difíceis? Que fundamento nós podemos usar na sustentação e edificação das nossas famílias? Esse trecho bíblico nos responde e ensina o segredo de uma família firme e abençoada. Mas, que segredo é esse? A ROCHA, chamada JESUS CRISTO.

 
1 –  COMO A IGREJA ESTÁ EDIFICADA EM JESUS CRISTO, NOSSA VIDA, E DE NOSSA FAMÍLIA TAMBÉM DEVE ESTÁ.

a)      Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Mt. 16.18. Nem uma ação humana ou diabólica poderá destruir uma vida e uma família alicerçada na Palavra de Jesus Cristo;

b)     Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. I Cor. 3.11. Qualquer outro fundamento, que não seja Cristo, sua família não vai resistir ás truculências da vida.

c)     Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se projetem para o meio dos mares; ainda que as águas rujam e espumem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. Sl. 46.1-3; Não importa o tamanho das dificuldades, pois em Cristo sempre seremos vencedores. (Rom. 8. 37-39)

 
2 – TODOS OUVEM, MAS NEM TODOS PRATICAM (OBEDECEM) - E aquele que ouve estas minhas palavras e as não cumprem... Infelizmente essa é a realidade em que vivem muitas famílias. As pessoas ouvem, mas não obedecem a palavra de Jesus.  E por que me chamais Senhor, Senhor e não fazeis o que vos mando. Lc. 6.46. Para esses, quando vêm ás tempestades, os rios e os ventos fortes contra sua família não suportam e a queda é grande.  Surge a separação do casal, filhos se envolvem com drogas, prostituição, bebedeiras e, a família começa a virar em pedaços. “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” Tiago, 1:22. Obedecer é o caminho para uma família ficar inabalável diante das intempéries desta vida.

 
3 – AS CHUVAS, OS RIOS E OS VENTOS VÊM SOBRE Á VIDA DO PRUDENTE O DO INSENSATO - ...combateram aquela casa...  ...combateram aquela casa... vss. 25 e 27. Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento. Ec. 9.2. O que vai fazer a diferença, não é o material ou a arquitetura que a casa foi feita, mas sim, o local em que ela foi construída. O alicerce daquele lugar. Uns alicerçam suas vidas, e a vida de suas famílias na areia (alicerce frágil), que para alguns é o dinheiro, a fama, o sucesso, a religião, os costumes tradicionais e posições sociais...  e  foi grande a sua queda”.   E outros alicerçam sua vida e a vida de sua família em um alicerce firme. Que podemos chamar de uma rocha. 

 
4 – ESTA ROCHA SE CHAMADA JESUS CRISTO, E ESTÁ A DISPOSIÇÃO DE TODOS - Todo aquele... É para quem quiser, independente de posição social, gênero ou raça; é para mim e é para você. Não importa como esteja sua família ainda é tempo de salvá-la. Você só poderá abençoar sua família, se primeiro você deixar Deus abençoar você, e Deus só poderá abençoá-lo, se você obedecer às palavras de Jesus Cristo, pois ele é a Rocha de nossa vida.   Eu te amo, ó Senhor, força minha. O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo, em quem me refúgio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio. Sl. 18.1,2. Jesus é única rocha de sustentação para as famílias em tempos de crise.

 
CONCLUSÃO: Se você quer ter uma família abençoada, alicerce-a na Palavra de Deus. Eduque seus filhos na Palavra, fortaleça seu relacionamento conjugal na Palavra, ensine sua família a buscar a Jesus Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas.  Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.  Rm. 8.35-39; ...porque sem mim nada podeis fazer. Jo.15.5b. Jesus Cristo é a rocha para uma família verdadeiramente abençoada. Em Cristo você terá uma família firme e inabalável.
 
Autor:  Pr. João Maria

0 comentários:

Postar um comentário