IGREJA BATISTA TV

terça-feira, 31 de julho de 2012

MEDITAÇÃO DIÁRIA - BOM DIA DEUS!

ORAÇÃO DO DIA



Arte de Joabe

AMADO DEUS, muito obrigado pelo teu perdão em nossas vidas. Sabemos que não olhas para o tipo ou tamanho do pecado que cometemos, mas sim, para a profundeza do nosso arrependimento. Por isso PAIZINHO dar-nos cada dia força para sermos sinceros e verdadeiros CONTIGO. Não nos deixe ocultar nossos pecados, por mais grave que pareçam aos nossos olhos e dos outros. Que  tenhamos, SENHOR, a coragem e a ousadia de levá-los E CRER NO PERDÃO por meio de Jesus Cristo. Obrigado SENHOR por mais este belo dia de vida. Ajuda-nos a levar esta mensagem para ao nosso próximo. Em nome de Jesus. Amem.

PALAVRA DO DIA

 - "Venham, vamos refletir juntos", diz o Senhor. "Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão. Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra; mas, se resistirem e se rebelarem, serão devorados pela espada". Pois o Senhor é quem fala! Isaías 1:18-20

segunda-feira, 30 de julho de 2012

MEDITAÇÃO DIÁRIA - BOM DIA EM CRISTO!

ORAÇÃODO DIA


PAI AMADO, não permitas que as decepções e tristezas da vida contaminem os nossos corações. Sabemos SENHOR que mágoas e ressentimentos, na maioria das vezes, são provocados pelas pessoas que estão mais próximas de nós, aqueles que mais amamos. PAIZINHO dar-nos força suficiente para perdoa e amar as pessoas que nos ferem ou maltrataM de alguma maneira. Não queremos ferir ou magoar o coração dos outros. Reúna SENHOR em volta da mesa às famílias que estão separadas por ressentimentos. Para que todos tenham o maravilhoso privilégio de compartilhar do Teu amor e da comunhão. Obrigado AMADO PAI por este belo dia. Linda nossos corações. Em nome de Jesus. Amém.


PALAVRA DO DIA


- Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus. Mt. 5:8

domingo, 29 de julho de 2012

MARTINHO LUTERO: O SONHO DE UM JOVEM

Martinho Lutero ((1483 – 1546) recebeu esse nome por nascer no Dia de São Martinho. Aos 21 anos de idade fez um voto a “Sant’Ana” para converter-se monge. O principal motivo para essa decisão foi o medo de morrer durante uma grande tempestade quando viajava sozinho por uma estrada da provincia. Sempre se dedicou aos estudos e principalmente as orações. Costuma dizer – Orar bem é a melhor parte dos estudos. Sua vocação se evidenciava a cada atitude de piedade do simples monge.

Por ter acesso de leitura tão-somente a fragmentos das escrituras sagradas, logo acendeu no coração do jovem um sonho - Ter uma Bíblia Sagrada só para ele. A intenção do jovem agostiniano era encontrar paz para seu espírito angustiado pelo peso do pecado e, ao mesmo tempo, a apologia da genuína fé papista. Conhecer cada vez mais a verdade na Palavra de Deus (Bíblia), para defender a fé. Como costumo afirmar – A ideia de Lutero com a Bíblia na mão era uma, porém a de Deus era outra.

Depois de algum tempo uma visita do vigário geral da ordem agostiniana (Staupitz) ao seu convento realizaria o grande sonho daquele jovem – TER UMA BÍBLIA SÓ PARA ELE. O vigário de discernimento apurado viu em Lutero uma devoção extraordinária. Sabendo da dedicação e das constantes perturbações do jovem em busca da verdade, entendeu que o melhor a fazer era presenteá-lo com uma Bíblia – Oh, Deus me desse um livro destes só para mim! Exclamou o jovem com o coração pleno de gratidão. Deus realizou seu grande sonho.

- O justo viverá da fé (Rm. 1.17) – Logo descobriu esta passagem nas escrituras e muitas outras. Lutero era um exímio pesquisador das escrituras sagradas. A partir desta descoberta (revelação) Lutero encontrou a paz tanto desejada para seu espírito, porém, nasce na sua alma uma revolta e incompreensão dos abusos e heresias cometidos pelo Império da Igreja Papista. Nós já temos ideia da revolução religiosa e espiritual que Deus fez por meio do sonho desde jovem monge. PODER LER E CONHECER A BÍBLIA COMPLETA – Este era o maior sonho de Matinho Lutero.

- Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (Jo. 8.32) – Deus quer nos libertar primeiro e depois nos usar para libertar a outros. O jovem Lutero encontrou a verdadeira liberdade na Palavra de Deus – paz, perdão, fé, justificação, santidade em Jesus. Uma parte significativa dos jovens cristãos de hoje, lamentavelmente, não ama a leitura da Bíblia. Precisamos, com urgência, resgatar dentro das nossas comunidades de crianças, adolescente, jovens em geral o amor ardente pela Palavra de Deus. O sonho do jovem monge – Lutero – também deve ser o sonho e a inspiração para os nossos jovens – CONHECER A VERDADE QUE NOS LIBERTA E LIBERTA OUTROS DO PECADO.


João Maria Martins Bezerra
Missionário na Primeira Igreja Batista Em Angicos.

sábado, 28 de julho de 2012

ELEIÇÃO DIVINA, A ESCOLHA DA GRAÇA

Por Hernandes Dias Lopes

Na igreja protestante, há dois segmentos: o Calvinismo e o Arminianismo. O Calvinismo enfatiza a eleição divina; o Arminianismo o livre arbítrio humano. O Calvinismo ensina que Cristo morreu para efetivar nossa salvação; o Arminianismo ensina que Cristo morreu para possibilitar a nossa salvação. Para um arminiano Deus escolhe o homem para a salvação, quando este crê; para um calvinista o homem crê porque foi escolhido. Vamos, examinar, agora, à luz de Efésios capítulo 1, versículo 4, a doutrina da eleição: “Assim como nos escolheu, nele, [em Cristo], antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele…”.

Em primeiro lugar, o autor da eleição. Deus é o autor da eleição e não o homem. Foi Deus quem nos escolheu e não nós a ele. Na verdade, jamais poderíamos escolher a Deus. Estávamos mortos em nossos delitos e pecados. Éramos ímpios, fracos, pecadores e inimigos de Deus. Por isso, a escolha de Deus é incondicional. Deus não nos escolheu por causa dos nossos méritos, mas apesar dos nossos deméritos. Deus não nos escolheu porque éramos bons, mas apesar de sermos maus. Deus não nos escolheu porque cremos em Cristo; cremos em Cristo porque Deus nos escolheu (At 13.48). A fé não é causa da eleição, mas seu resultado. Deus não nos escolheu porque éramos santos; Deus nos escolheu para sermos santos. A santidade não é causa da eleição, mas sua consequência. Deus não nos escolheu por causa da nossas boas obras; Deus nos escolheu para as boas obras. Somos feitura de Deus, criados em Cristo Jesus para as boas obras.

Em segundo lugar, o tempo da eleição. O apóstolo Paulo diz que Deus nos escolheu antes da fundação do mundo. Não havia em nós qualquer mérito que justificasse essa escolha, uma vez que Deus colocou o seu coração em nós antes de nós colocarmos nosso coração nele. Sua escolha foi livre, soberana, incondicional e cheia de graça. Ele não deixaria de ser Deus pleno e feliz em si mesmo se não tivesse nos escolhido. Mas, ele, por amor, nos amou com amor eterno e nos atraiu para si com cordas de amor. E isso, desde os refolhos da eternidade. Ainda não havia estrelas brilhando no firmamento. Ainda os anjos de Deus não ruflavam suas asas cumprindo as ordens suas ordens. Ainda o sol não havia dado a sua claridade, e Deus já havia nos amado e nos escolhido para a salvação.

Em terceiro lugar, o agente da eleição. O apóstolo Paulo diz que Deus nos escolheu em Cristo. Ele é o amado de Deus, o escolhido do Pai. Nele somos amados. Nele somos eleitos. Nele somos perdoados. Nele somos remidos. Nele somos salvos. Não há salvação fora de Cristo. Não há nenhum outro nome dado entre os homens pelo qual importa que sejamos salvos. Jesus é único caminho para Deus. Ele é o único Mediador entre Deus e os homens. Jesus é a porta do céu. Não há eleição fora de Cristo. Vivemos pela sua morte. Somos purificados do pecado pelo seu sangue. O mesmo Deus que escolheu nos salvar, elegeu também nos salvar por intermédio de Cristo. Ninguém pode ser salvo e ninguém pode confirmar sua vocação e eleição, a menos que se renda a Cristo e o confesse como Salvador e Senhor.

Em quarto lugar, o propósito da eleição. O apóstolos Paulo afirma, categoricamente, que Deus nos escolheu em Cristo, para sermos santos e irrepreensíveis. Se o autor da eleição é Deus, se a causa da eleição é a graça divina, se o agente da eleição é Cristo, o propósito da eleição é a santidade. Deus não nos escolheu para vivermos no pecado; mas para sermos libertos do pecado. Cristo não morreu para que aqueles que permanecem em seus pecados tenham a vida eterna; ele morreu para que todo o que nele crê seja santo com Deus é santo. Se a santidade não é a causa da eleição, é sua evidência mais eloquente. Ninguém pode afirmar que é um eleito de Deus, se não há evidências de santidade em sua vida. Por isso, a Palavra de Deus é oportuna em nos exortar: “Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição…” (2Pe 1.10).

***

Do Palavra da Verdade via PC Amaral. Divulgação: Púlpito Cristão.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

PASTOR, MEU MELHOR AMIGO É GAY! E AGORA?!

Ame-o! Respeite-o! Acolha-o! Afinal de conta ele é seu amigo. Creio que se essa pergunta fosse dirigida a Jesus Cristo, o Filho e Deus, ele usaria esses verbos – AMAR, RESPEITAR, ACOLHER – Amarás ao teu próximo como a ti mesmo... (Mt. 22.39). Jesus não distinguiu, selecionou ou tampouco elegeu especificamente quem é nosso próximo. Creio que, com base na parábola do bom samaritano (Lc. 10.30-37), e na vida prática de Jesus, o próximo é qualquer pessoa que precise de uma mão amiga, de um abraço, de uma palavra de conforto, de uma orientação e de uma amizade sincera.


O apóstolo Pedro, mesmo preso nas algemas do legalista e do puritanismo exacerbado sobre Deus, afirmou – Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas... (At.10.34). Deus não escolhe quem Ele vai amar, é algo intrínseco a Sua natureza e aos Seus atributos pessoais. Deus simplesmente ama, ama e ama! Ele é a trindade do amor.  João o discípulo do amor nos fornece a base da teologia do AMOR de Deus – Deus é amor... (I Jo. 4.8). DEUS É O PRÓPRIO AMOR. Ele foi sucinto! Direto! É um axioma inquestionável - DEUS AMA A TODOS – assassinos, traficantes, pedófilos, corruptos, estupradores, hereges, idólatras, ateus, mentirosos; e por que ele não amaria os homossexuais?


Você precisa ler com mais atenção no livro de Gálatas o cap. 5 vs. 19-21 – Ora as obras da natureza humana produzirão os seguintes resultados – imoralidade sexual; impureza, libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio e discórdia; ciúme e ira; esforço constante para conseguir o melhor para si próprio; queixas e criticas; dissenções, facções, inveja, embriaguez, orgias e toda essa espécie de coisas. Vou dizer-lhes novamente, como já fiz antes, que todos aqueles que levam esse tipo de vida não herdarão o reino de Deus – Paulo enumera uma relação quase infindável dos tipos pecados que nos impedem de entrar no reino de Deus. Aqui amados, ele não alisa o couro de ninguém, ainda coloca todas essas pessoas, com seus pecados, nas mesmas condições de viverem eternamente nas profundezas do inferno. Irônico não!


Em síntese - Se não podemos ter amigos homossexuais, nutrir uma convivência agradável, tampouco poderemos ter amigos idólatras, invejosos, beberrões, murmuradores, ciumentos, egoístas, mentirosos e blá, blá, blá... E eu sei que você tem uma “penca” de amigos mentirosos. Então, fuja deles também! Preste atenção nestas palavras de Jesus - Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos (Jo. 15.13). Jesus sacrificou sua vida para salvar os pecadores, a quem chamou de amigos. Eu, você e o gay. Jesus é meu amigo assim como Ele é amigo dos homossexuais. Ponto! Claro que como cristãos, pelos princípios e valores que cremos e defendemos, temos o direito de discordar da prática do homossexualismo, mas isso não nos desobriga como cristãos ou como Igreja do Senhor de amá-los, respeitá-los e acolhê-los. Deus é amigo de gays, nós também podemos ser, pois você não é mais santo do que Deus.

BOM DIA AMADOS E AMADAS! (Salmo 91)

DEUS PROTEGE!
Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso
pode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.
Ele o livrará do laço do caçador e do veneno mortal.
Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor.
Você não temerá o pavor da noite, nem a flecha que voa de dia,
nem a peste que se move sorrateira nas trevas, nem a praga que devasta ao meio-dia.
Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá.
Você simplesmente olhará, e verá o castigo dos ímpios.
Se você fizer do Altíssimo o seu refúgio,
nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda.
Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos;
com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra.
Você pisará o leão e a cobra; pisoteará o leão forte e a serpente.
"Porque ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome.
Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra.
Vida longa eu lhe darei, e lhe mostrarei a minha salvação. "

quinta-feira, 26 de julho de 2012

BOM DIA AMADOS E AMADAS! (Salmos 23)

O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta.
Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranqüilas;
restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.
Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.
Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice.
Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

BOM DIA EM DEUS (SL. 6)

Senhor, não me castigues na tua ira nem me disciplines no teu furor.

Misericórdia, Senhor, pois vou desfalecendo! Cura-me, Senhor, pois os meus ossos tremem:
Todo o meu ser estremece. Até quando, Senhor, até quando?
Volta-te, Senhor, e livra-me; salva-me por causa do teu amor leal.
Quem morreu não se lembra de ti. Entre os mortos, quem te louvará?
Estou exausto de tanto gemer. De tanto chorar inundo de noite a minha cama; de lágrimas encharco o meu leito.
Os meus olhos se consomem de tristeza; fraquejam por causa de todos os meus adversários.
Afastem-se de mim todos vocês que praticam o mal, porque o Senhor ouviu o meu choro.
O Senhor ouviu a minha súplica; o Senhor aceitou a minha oração.
Serão humilhados e aterrorizados todos os meus inimigos; frustrados, recuarão de repente.

terça-feira, 24 de julho de 2012

EI VEREADOR!... CUIDE DE SUA IMAGEM PÚBLICA!

Vendo e ouvindo (carros de som, panfletos e pessoalmente) nomes e mais nomes dos postulantes a uma cadeira no legislativo – Câmara Municipal, a mente borbulha e borbulha e sobe o vapor da reflexão. Como um “ploc” de um caroço de milho transformando-se em uma pipoca surge perguntas?  1 – O que é um vereador? 2 - O que faz um vereador? 3 – Por que quero ser vereador? 4 - Que vantagens pessoais têm um vereador? Talvez a maioria dos candidatos não saiba explicar seus anseios para eleição em Angicos. Vejo que muitos são candidatos por conveniências pessoais ou partidárias. As palavras chaves que escuto dos candidatos são – MUDANÇA, RENOVAÇÃO, AJUDAR O CARENTE, DEFENDER O POBRE, FAZER JUSTIÇA, SER DIFERENTE, REALIZOU MUITO, FAÇO NA SAÚDE, SOU DA EDUCAÇÃO, SOU DO ESPORTE, FIZ PROJETOS... Fragmentam o papel do legislador. Assim mesmo, são apenas palavras vazias, sem nem um planejamento idealizador e substancial de políticas públicas com propósitos reais de mudança social para nossa cidade.


Perguntei a alguns jovens da Igreja Batista em Angicos o seguinte – Diga-me a primeira palavra que vem a mente de vocês quando eu digo vereador?  - Fiquei pasmo! – LADRÃO, DINHEIRO, VOTO, MENTIRA, CORRUPÇÃO, VAGABUNDO, AMBICIOSOS, APROVEITADORES... Sei o quanto é duro essas palavras, principalmente para quem exerceu ou exerce o mandato de um edil nesta cidade. Mas essa é uma visão praticamente global das pessoas. Infelizmente a política partidária é como uma roupa estragada, enquanto você não se envolve com ela suas roupas serão – na visão de uma comunidade – limpa. Na verdade todos entram com ideais de pureza política, manter-se santo, porém, depois que está lá, é quase impossível não se contaminar, tornar-se impuro, corromper-se. Como diria Pedro Simon – Todo novo partido nasce puro, porém, depois se torna impuro como qualquer outro. Pois o problema são os interesses pessoais, não os propósitos, nem os ideais ou até mesmo a ética da nova sigla partidária - As pessoas são corruptíveis! Lamentavelmente.

Essa imagem extremamente negativa, de vereador, é recomposta pelas próprias atitudes do político ou candidato. É ele que constrói e monta essa imagem tão nebulosa do cargo ou pessoa do vereador. Quando ele transfere-se de partido para obter vantagens pessoais, quando emprega seus familiares e esquece seus eleitores, quando aprova um projeto de lei recebendo propinas, quando prometem e não cumprem, quando se omitem em denunciar fraudes e irregularidades administrativas pra se manter na zona de conforto politicamente, quando se tornam egoístas, narcisista, soberba e mesquinha por causa de um cargo eletivo. Ele (vereador) deixa de ser um porta-voz do povo para ser um representante obstinado dos seus próprios interesses pessoais e familiares.

Estaria sendo injusto se não abrisse um parêntese para testemunhar que também encontramos em nossa cidade vereadores comprometidos, porém não estou no papel de juiz, nem tampouco quero catequizar os eleitores cristãos em quem votar, mas quero fazer com que todos aqueles que pretendem assumir uma cadeira na Câmara Municipal em Angicos possam perceber o desafio, talvez inglória, de restaurar, reconstruir a verdadeira imagem pública do vereador em nossa cidade. Então candidatos, avante, entendam o que é um vereador; quais as suas atribuições; as vantagens e desvantagens desse cargo, e em nome de Deus tenham propostas de politicas públicas renovadoras para nossa cidade. Quero votar num vereador (a) que entenda os verdadeiros motivos pelos quais estou confiando meu voto nele. Meu conselho final é - Não vote por conveniência, mas por consciência.

MEDITAÇÃO DIÁRIA

ORAÇÃO DO DIA

DEUS AMADO, não nos deixe abandonar nossa fé e esperança em Ti. Muitas vezes as montanhas nos parecem intransponíveis. Olhando para direita e para esquerda, mas não encontramos quem nos socorra. Quem nos salve! Quem nos fortaleça! Quem nos abrace! SENHOR AMADO, têm momentos que nos sentimos tão carentes de Teu Amor e vazios do Teu Espírito.  Contudo isso PAIZINHO, nos ajuda a voltar ao primeiro amor.  Quando Tu eras nosso único tesouro, nosso único AMOR. Derrama esta mesma graça sobre as pessoas que amamos. Em nome de Jesus. Amém.



PALAVRA DO DIA


- Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor. Apocalipse 2:4

domingo, 22 de julho de 2012

A DOENÇA QUE ME CURA!

Antes de ser afligido, andava errado; mas agora guardo a tua palavra.” Sol. 119.67.

Púrpura pós-virose! Esse é o “apelido” a “trava-língua” da doença diagnosticada em mim. Segundo a especialista, uma simples lesão no sangue provocada por algum tipo de virose ou contusão no corpo, que estava provocando quedas de plaquetas. Mas diante de tantas preocupações (esposa e amigos) pude refletir em algumas “curas” que uma enfermidade pode trazer sobre a vida das pessoas, falo principalmente de mim. Então esse texto acima me ensina essa verdade.

Primeira cura: DESLEIXE COM A SAÚDE – Enquanto a doença não chega até nossas vidas, nos sentimos as pessoas mais saudáveis do mundo. E esse pensamento provoca em nós uma doença na alma chamada de DESLEIXE. O desleixe é a falta de cuidado, no meu caso, com a saúde. Aqui não trata de não confiar em Deus, mas sim, de tentá-Lo. Ser negligente com a vida! É você deixar de fazer exames periódicos, fazer atividades físicas e não se preocupar com sua alimentação. Poderia resumir tudo isso como falta de amor pela saúde. Está doença me fez perceber que eu já estava doente pelo DESLEIXE faz muito tempo. Não apenas com a minha, mas também da família. Espero agora tratar essa falta de cuidado e amor por minha saúde e da família.

Segunda cura – INSENSIBILIDADE COM A DOR DO PRÓXIMO - Numa linguagem bíblica – compaixão. Como me senti bem ao receber vários irmãos e pastores em minha casa demonstrando solidariedade, amor e companheirismo! Trazendo a minha alma uma palavra de conforto e coragem. Isso me fez refletir sobre a minha insensibilidade com a dor do próximo, não falo apenas de irmãos evangélicos, mas independente da fé professada, falo de amigos, admiradores e pessoas que muitas vezes estão doentes ou enfrentando algum problema seriíssimo na família, aguardando a visita de pessoas como eu, um pastor, um amigo, em suas casas. Ao diagnosticar essa doença em minha alma, senti-me muito mau. Espero tratar também dessa enfermidade como o “remédio” da compaixão.

 Terceira cura – INGRATIDÃO. A ingratidão é uma das piores doenças que podem afetar a alma de uma pessoa. Principalmente de um cristão. As pessoas oram, visitam, sofrem, torcem, ajudam e fazem de tudo para expressar o carinho e amor por você. Simplesmente depois você esquece! Nós esquecemos! Nesta minha doença vi o quanto sou ingrato com muitas pessoas, mas em especial com minha esposa. Quero aproveitar este texto e dizer – MUITO OBRIGADO MINHA AMADA! Ela nunca saiu do meu lado. Dava-me os remédios na hora certa, trazia o suco na cama ou na rede, abraçava-me, cheirava-me, ela estava sempre comigo, cada segundo ao meu lado. Precisamos ser “curados” dessa doença. Ela apodrece o nosso espírito. Precisamos encher nossos corações desse maravilhoso sentimento chamado de GRATIDÃO. Que Deus nos cure dessa doença nos tornando em pessoas mais humildes.

Creio que Deus permite-nos passar por determinadas situações difíceis, como no caso uma doença física, para nos ensinar suas verdades. As escrituras sagradas nos apontam que os momentos de aflições podem ser pedagógicos espiritualmente para cada um de nós -... Vocês ouviram falar da perseverança de Jó; por meio das experiências dele podemos ver como o plano de Deus finalmente terminou em bem, e que o Senhor é cheio de ternura e de misericórdia (Mg. 5.11b).  A doença que me cura é aquela que não me faz murmurar, mas sim, crescer como cristão em Deus. (Poderíamos falar de outros sentimentos como HUMILDADE, PACIENCIA, DEPENDENCIA DE DEUS, mas, os desses três tópicos foram que mais me tocaram). Amém!

FRASE DO DIA

"Se as suas orações não alcançam o seu próprio coração, como você espera alcançar o coração de Deus."  Pr. João Maria

sábado, 21 de julho de 2012

A IGREJA DE DEUS E O VOTO A CÉSAR (PARTE 1)

- Daí a César o que é de César... (Mt. 22.21) – Jesus. Jesus não disse que César era um inimigo de Deus. Paulo exemplifica essa verdade - Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas (Rm. 13.1). Refletir sobre esse texto, vislumbrando o contexto histórico, nos dá um nó no cérebro. Como os governantes de um império que perseguiam, prendiam, castigavam, torturavam e até assassinavam os cristãos do primeiro século, segundo o apóstolo Paulo eram autoridades constituídas por Deus? A única resposta é que Deus é soberano e está no controle de tudo. O resultado de uma eleição politica passa pela vontade de Deus. Até mesmo de uma simples, mas não menos importante eleição municipal em Angicos.

- Daí a César o que é de César... (Mt.22.21) – Jesus. A Igreja do Senhor é constituída por famílias, que por sua vez são pessoas, são cidadãos, com direitos garantidos e deveres a cumprir conforme a Lei Régia deste país. Votar para escolher os futuros administradores do município de Angicos é direito e dever, ao mesmo tempo, de cada cristão nesta eleição. Esse ato deve ser uma atitude de liberdade e de conscientização dos valores cristãos. Em último ato, o voto do cristão deve ser uma bênção para a nossa cidade. Jesus como cidadão pagou impostos para César. Acredito que se houvesse eleição naquela época para escolhas de reis ou governadores de províncias, Jesus teria com certeza exercido, cumprido com seu o direito e dever cívico.  Assim a Igreja do Senhor tem que votar e votar conforme os princípios bíblicos que regem a vida de todos os cristãos.

-... e a Deus o que é de Deus (Mt.22.21) – Jesus. Existe uma linha tênue entre o espiritual e o carnal. Nem tudo que é carnal é pecado (perdoe-me se escandalizei você). Carne aqui é no sentido psicológico e sociológico. O cristão, como todo ser humano, têm necessidades de segurança, satisfação, realização e sobrevivência. E o atendimento de todas essas áreas está relacionada á escolha dos nossos futuros governantes. Mas para não cairmos no erro de satanizar á política em geral, precisamos entender que César (política) não é um oponente contra Deus, mas sim um servo, um aliado para cumprir os desígnios divinos embaixo do Sol, como diria o Rei Salomão. César sobrevive do terreno, Deus do eterno. Deus precisa de nossa adoração, César de nossa obrigação, Deus precisa do nosso coração, César de nossa razão. Temos que dá o VOTO DE CÉSAR (candidato a prefeito ou vereador), sem esquecer á fidelidade, dos princípios e dos valores de Deus. (...)

Pr. João Maria Martins bezerra
Primeira Igreja Batista em Angicos

ORAÇÃO DO DIA

Bom dia PAIZINHO,

Obrigado pelo abraço tão apertado que me deste ao acordar;

Obrigado pelo cantinho gostoso que dormi;

Obrigado pelo café que preparas bem cedinho pra mim;

Obrigado pela roupa e pelo calçado, eles são lindos PAIZINHO;

Obrigado pelo Sol, pelo vento, pelas árvores, pelos animais e pelas pessoas;

Obrigado PAIZINHO pelo milagre da minha família;

Obrigado por TUA INEFÁVEL PRESENÇA dentro de mm;

Obrigado pela força que irás me dar diante das dificuldades deste dia;

Obrigado pelas alegrias que tens reservado para mim, hoje;

OBRIGADO pela Tua suave voz dentro do meu coração dizendo... Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, que o segura pela mão direita e lhe diz: Não tema; eu o ajudarei. Isaías 41:13

quinta-feira, 19 de julho de 2012

RESUMO DO LIVRO CONFIANÇA CEGA.

Autor: BRENNAN MANNING


Este é um livro de cabeceira. Na hora de dormir, simplesmente, abri-lo e se deliciar de uma bela leitura. O livro CONFIANÇA CEGA trata da questão que irá balançar suas convicções, sua fé e confiança em Deus. Mas especificamente a nossa confiança em Deus. Brennan Manning nos conduz ao questionamento de nossas atitudes e das ideias preconcebidas de nosso relacionamento com Deus.  O leitor é desafiado a internalizar o verdadeiro sentido de que, uma confiança cega, conceitua-a como uma confiança inabalável que quase sempre exigi de nós um grau de coragem que beira o heroísmo. Ainda utiliza da exegese para explorar o termo “Icabô” - glória de Deus. Mostrando os vários sentidos da palavra. Mas principalmente como a presença maravilhosa de Deus em nós – Somos feitos para Deus e nunca estaremos satisfeitos com menos que isso. Para Brennan dizer “eu confio em Ti” pode ser mais significativo do que dizer “eu Te amo”. O autor conclui mostrando que o que nos faz ter uma confiança cega, apesar das aparências serem desnorteante, é o fato de que Jesus nos deu sua Palavra e a promessa de uma ressurreição, e isso é o que precisamos para que possamos confiar nele cegamente, sem nenhuma restrição nesta entrega.

TRABALHO SOCIAL

terça-feira, 17 de julho de 2012

MEDITAÇÃO DO DIA

PALAVRA DO DIA


- Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.  Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem? Hb. 13.5,6.


ORAÇÃO DO DIA

MADO DEUS, não permita que a ganância ou o amor pelo prazer encontre locar em nossos corações. Ensina-me a viver feliz não por aquilo que busco, mas pelo que já tenho conquistado. Confiamos em Ti, PAI CELESTE. Queremos que, está confiança, seja algo eterno em nossas vidas. Independente das circunstâncias. PAIZINHO, sabemos que nunca nos abandonarás. Que nada pode nos fazer mal. Pois Tu és nosso escudo e fortaleça. Abençoa nossas famílias. Em nome de Jesus, Te agradecemos por mais um dia de vida. Amém.  

sábado, 14 de julho de 2012

MEDITAÇÃO DO DIA

PALAVRA DO DIA

 - Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á. (Mt. 16.24,25).


ORAÇÃO DO DIA

PAI AMADO, queremos neste dia entregar nossa vida em Tuas mãos. Usa-nos conforme a Tua vontade. Transforma-nos como um oleiro transforma o barro. Que neste lindo dia o SENHOR seja glorificado pelas nossas vidas. Cada palavra e atitude sejam sempre para exaltar o Teu Santo Nome. Abençoa PAIZINHO nossa família com amor e paz. Cura-nos de nossas enfermidades físicas e espirituais. Dar-nos força para suportar o peso das provaç~eos e vencer as tentações deste dia. Agradecemos-Te por este maravilhoso presente de mais um dia de vida. Em nome de Jesus. Amém.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

BOM DIA DEUS!

BOM DIA DEUS! Neste dia queremos Ti expressar toda nossa gratidão. Seu inefável amor enche nossos corações de felicidade eterna. Mesmo diante das intempéries da vida permanecemos firmes no propósito de TE AMAR. Obrigado PAIZINHO PELO DOM  DA VIDA. Obrigado pela nossa família. Te amamos SENHOR! Dar-nos mais um dia de VITÓRIA. 

IGREJA E FAMÍLIA: Um Projeto de Deus

Atos dos Apóstolos 2.42-47 - “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.”

Uma pergunta é fundamental para termos entendimento do que vamos tratar esta noite - Quem é mais importante á família ou á igreja? Está pergunta nos remete uma outra pergunta – Quem nasceu primeiro a Igreja ou a família? Ai, é preciso voltar ao princípio de tudo.

Gênesis 1.27,28 - Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.
Gênesis 2.22-24. E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.

Aqui interpretamos que a família antecede a instituição Igreja. Deus primeiro criou o projeto chamado de família. No Antigo Testamento não existe palavra que corresponde precisamente ao moderno termo português composta de pai, mãe e filhos. Para os especialistas em teologia a palavra mais próxima e “BÊTH” que significa “CASA” provavelmente lugar de habitação daqueles que habitavam sobre o mesmo teto (Êx. 12.4; Sl. 68.6). Talvez o equivalente do termo português “família” se encontra na frase “BETH ABH”, CASA DO PAI. Porém o vocábulo hebraico mais frequente traduzido por “família” é “MISHPAHA” com sentido de clã. A concepção de família nasceu no coração de Deus.
Já no Novo Testamento família, em grego, PATRIA (At. 3.25), é mencionada apenas três vezes como tal, embora a ideia relacionada à CASA ou APARENTADOS, em grego, OIKOS, OIKIA, seja mais frequente.  A palavra OIKOS, casa, quando não é simplesmente um sinônimo para família, é uma unidade social que nos é exibida por toda a parte nos mundos romanos e grego. Os evangelhos abundam com alusões à casa nesse sentido, bem como aos seu caráter. A casa foi um fator importante no crescimento e estabilidade da Igreja. Entre os judeus já havia o contexto de tais exercícios religiosos como a Páscoa, a refeição sagrada semanal, as orações e a instrução. Lucas afirma que os crentes “partiam o pão” na igreja de Jerusalém, “de casa em casa”.

A palavra IGREJA vem surgir no Novo Testamento. Em português o vocábulo “IGREJA” se deriva do latim acclesia, que por sua vez do grego ekkesia, palavra esta que no Novo Testamento, na maior parte de suas ocorrências significa uma congregação local de cristãos, e jamais um edifício. O termo ekkesia, tanto para judeus ou gentios, é subtendido por REUNIÃO e não ORGANIZAÇÃO ou SOCIEDADE. No sentido cristão a IGREJA apareceu pela primeira em Jerusalém, após a ascensão de Jesus. A ideia de IGREJA CRISTÃ define-se no pelo aspecto de se reunir dois ou três no nome de Jesus (Mt.18.20; Apoc. 3.20). IGREJA nas escrituras sagradas tem dois sentidos – UNIVERSAL, de todos aqueles que nasceram de novo em Cristo, e a LOCAL, o grupo dos que professam ser cristãos em qualquer lugar. Contudo isso, encontramos em I Pedro a seguinte verdade - ...conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós (1.20). Assim, não podemos afirmar quem veio primeiro, já que a igreja nasceu em Jesus. E aqui encontramos uma referencia a o nascimento da igreja “antes da fundação do mundo”.

Em síntese podemos afirmar que a IGREJA e a FAMILIA são um projeto de Deus para humanidade. São duas agências divinas que traz em si, a mesma finalidade, a mesma essência, a mesma verdade e valores celestiais. Tanto o propósito da IGREJA é TESTEMUNHAR A SALVAÇÃO EM CRISTO, como o da família é PROMOVER A SALVAÇÃO DE CRISTO.
(...)

quarta-feira, 4 de julho de 2012

MEDITAÇÃO DIÁRIA

ORAÇÃO DO DIA

PAI CELESTE, as coisas não tem saído como planejamos. Tudo parece tão difícil. Às vezes pensamos ser impossível vencer tantos desafios. Mas, Tu és nossa Luz. Nossa fonte de força. Nossa única esperança. Somente por causa do Teu imenso amor e bondade é que sabemos que vale a pena continuar lutando. Obrigado PAIZINHO por acreditar em nós. Creio nas Tuas promessas. E sabemos que as Tuas bênçãos nos esperam a cada dia. Confiando em Ti, vamos sim, vencer todos os obstáculos. Em nome de Jesus. Amém.




PALAVRA DO DIA

 - Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam. Tiago 1:12.

terça-feira, 3 de julho de 2012

ORE: A ORAÇÃO DO PROFETA JONAS

... As águas agitadas me envolveram, o abismo me cercou, as algas marinhas se enrolaram em minha cabeça.

Afundei até os fundamentos dos montes; à terra cujas trancas estavam me aprisionando para sempre. Mas tu trouxeste a minha vida de volta da cova, ó Senhor meu Deus!
"Quando a minha vida já se apagava, eu me lembrei de ti, Senhor, e a minha oração subiu a ti, ao teu santo templo.
"Aqueles que acreditam em ídolos inúteis desprezam a misericórdia.
Mas eu, com um cântico de gratidão, oferecerei sacrifício a ti. O que eu prometi cumprirei totalmente. A salvação vem do Senhor".

E o Senhor deu ordens ao peixe, e ele vomitou Jonas em terra firme.
Jonas .2.1-10.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Vítima de abuso sexual, evangélico incentiva a discussão do tema nas igrejas

 Vítima de abuso sexual, evangélico incentiva a discussão do tema nas igrejasUma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde em maio revelou o grande número de casos de abuso sexual sofrido por crianças no Brasil. De acordo com os dados do Ministério, o abuso sexual é o segundo tipo de violência mais praticada contra crianças de até nove anos no Brasil, ficando atrás apenas de negligência e abandono.

Diante da crescente discussão sobre o tema no país, inclusive no âmbito religioso, tem crescido o número de debates sobre o assunto em discussões que visam proteger as crianças dessa violência e também tratar aquelas que passaram por esse trauma.

O evangélico Eduardo Rocha, presidente da Associação de Amigos da Missão Infantil, ressaltou em entrevista ao The Christian Post a importância do assunto ser discutido dentro das igrejas e do papel das lideranças religiosas no suporte às vítimas desse tipo de abuso.

- Devemos falar sobre estes assuntos com franqueza e autoridade, compreendendo que para Deus e em sua Palavra existe esta importância para o tema – afirmou Rocha.

Eduardo, que já sofreu abuso sexual quando criança, falou sobre o papel da igreja quanto ao tema bem como ofereceu conselhos aos que já sofreram de abuso sexual. Ele afirma que alguns dos meios para evitar que a criança sofra abuso sexual são tomando ações preventivas e também fazendo oração.

O líder cristão conta que sofreu abuso sexual aos 5 anos de idade e, aos 11 foi abandonado pelo pai. Entre os diversos problemas que enfrentou ao longo de sua vida ele menciona ter passado pelo homossexualismo, mas ressalta ter conhecido o poder do perdão depois de se converter ao Evangelho.

- Perdoar a pessoa que o agrediu (o que NÃO significa deixar a pessoa impune para que ela seja disciplinada pelo que fez) também é parte fundamental na superação deste trauma – ressaltou o líder cristão.

Eduardo Rocha aconselha que as pessoas que sofreram de abuso sexual falem com alguém de confiança, que tenha “maturidade e propriedade para ouvir e tratar do assunto”, e também que pratiquem o perdão de quem as agrediu como parte fundamental na superação do trauma. Ele, porém enfatiza a necessidade de que o culpado receba o devido tratamento de punição e disciplina.


Fonte: Gospel+

MEDITAÇÃO DIÁRIA

ORAÇÃO DIA

 PAI AMADA, Te agradecemos por mais este dia.  Queremos Te pedir perdão por todos os nossos pecados. SENHOR, temos procurado andar dignamente na Tua presença. Somos falhos PAIZINHO. Muitas vezes nos falta coragem para dizer não ao pecado. Muitas vezes nos falta força para caminhar em direção a Tua santidade. Mas neste momento QUERIDO PAI, usamos as nossas vozes pra Ti clamar NUNCA NOS ABANDONE, pois apesar de todos os nossos temores, temos a certeza que O AMAMOS DE TODO NOSSO CORAÇÃO. Obrigado PAINHO. Em nome de Jesus. Amem.

 PALAVRA DO DIA
  - Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é. 1 João 3.2.