IGREJA BATISTA TV

terça-feira, 30 de abril de 2013

QUEM PODE MUDAR A PELE DO ETÍOPE OU AS MANCHAS DO LEOPARDO?

Quem não ficou chocado com tamanha crueldade que quatros jovens praticaram na morte da dentista em São Paulo? Todos nós! Atearam fogo no corpo da dentista, ela ainda estava viva. O motivo? Encontraram apenas R$ 30,00 na sua conta bancária.  Pronto! Seu julgamento - culpada - sua sentença – queimada viva – tudo isso aconteceu em alguns minutos naquele tribunal improvisado. Jogaram álcool sobre seu corpo, encapuzaram sua cabeça, sentaram ela no sofá e riscaram um isqueiro sobre suas roupas e corpo encharcadas pelo álcool. Depois? Saíram calmamente, talvez sorrindo pelo dever cumprido, batendo um no ombro do outro - foi feito “justiça” – e, já pensando na próxima vítima.  Enquanto isso a vida daquela jovem era consumida pelas chamas dessa brutalidade humana dentro do seu consultório.


A maldade humana já não têm limites - mãe mata filho de 11 anos com facadas; pai violenta e estupra filhas; esposa assassina o esposo e esquarteja o corpo; criança recém-nascida é jogada no lixo; empregada mata filho de patroa; filho assassina mãe e esconde corpo; policial é executado na frente do filho menor; homem mata esposa na frente dos filhos; aluno mata professor; religioso abusa de crianças; policial é preso por receber propina do tráfico... Onde vamos parar? O mal está entranhado em todas as esquinas, ruas, bairros, cidades, segmentos sociais, famílias, mas também em mim e em você.


Esses lamentáveis e bizarros fatos levam-me a refletir no que diz o profeta Jeremias - Porventura pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Então podereis vós fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal - Jeremias 13:23. Deus nos revela aquilo que temos de mais feio dentro de nós – O MAL. O mal é algo natural nos pensamento e nas ações humanas. Damos personalidade a ele. Na sala de aula da vida o MAL é a disciplina curricular em que seus conteúdos são os mais fáceis de memorizar e aprender. Temos aptidão para o mal. Não é justificar tantas brutalidades e crueldades cometidas por esses algozes. Mas alertar, chamar a atenção, dar um sinal de pare e reflita! As crianças imitam o que veem. E infelizmente, nossos filhos e filhas são ensinados a fazer o mal. E, nessa lição eles são excelentes aprendizes. O mal na maioria das vezes começa dentro de casa. Mentiras, discursões, xingamentos, agressões físicas e morais são o resumo do dia a dia de muitos casais e famílias. Adicione a tudo isso, violência na escola, filmes brutais, novelas tendenciosas, desenhos violentos, letras de músicas com apologia ao crime e tráficos de drogas, injustiça social, falta de uma educação cidadã, insegurança e muito mais. Onde vamos parar?

 
Estamos no meio de um furacão devastador de maldades. Tudo isso acontece porque o homem tem deixado Deus de fora de suas vidas, de suas decisões, de suas famílias, de suas escolas, de suas instituições, de seus projetos. A natureza humana reina. Porém, somente Deus pode mudar esse retrato desfigurado dessa realidade que vivemos - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo - 2 Cor. 5.17. Deus é um excelente professor. Ele quer nos ensinar o bem. Sua didática está fundamentada no perdão e no amor divino. Aqueles jovens que mataram a dentista não conheciam a Verdade de Deus - JESUS. Se assim fosse, provavelmente estaríamos contando outra história, não a deles. Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida (14.6). Portanto, para o homem (simbolizado pelo etíope, leopardo) é impossível mudar aquilo que é por natureza o que é. Mas para Deus não! Por isso, Deus é o único que pode mudar a pele do Etíope e as machas do leopardo. Ou seja, mudar essa sombria realidade do ser humano.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

MEDITAÇÃO DO DIA - ORAÇÃO DA SEMANA

ORAÇÃO DO DIA
 

PAI AMADO, bom dia! Agradecemos-te por mais uma semana que se inicia. Abençoa SENHOR nossos estudos, trabalhos, viagens e família.  Que esta semana seja uma semana de grandes vitórias. Sabemos que surgirão muitos problemas, mas nos capacita e nos dê sabedoria divina para resolver todos eles. Seja na família, no trabalho, nas amizades ou nos estudos, queremos estar prontos todos os dias desta semana para glorificar o Teu nome. Dar-nos disposição para realizar com amor nossas responsabilidades pessoais, familiares e espirituais. Obrigado PAIZINHO por tudo. Em nome de Jesus. Amém.

 

 PALAVRA DO DIA

 
Agora, pois, ó Deus nosso, graças te damos, e louvamos o nome da tua glória. 1 Crônicas 29:13

sexta-feira, 26 de abril de 2013

MEDITÃÇÃO DO DIA - ORANDO PELO INIMIGO

ORAÇÃO DO DIA

 
SENHOR, sei que sou falho e pecador e tenho inimigos, talvez de forma involuntária tenha colocado no coração dessas pessoas esse sentimento de raiva, ódio e de vingança contra mim.  Mas neste dia, PAI AMADO, quero Ti pedir uma benção especial sobre a vida daqueles que se dizem meus inimigos -  perdoe e cure suas almas sobrecarregadas pelo fardo do ódio; derrame Teu bálsamo espiritual sobre essa ferida inflamada; enche de bênçãos os seus lares e de amor suas famílias; que eles sejam prósperos e aprendam a perdoar e que Teu amor seja abundante em suas vidas. PAIZINHO CELESTE, não me deixe contaminar pelo sentimento de represália, de querer me vingar. Ajude-me a espalhar Teu amor e perdão aonde eu colocar as plantas dos meus pés. Que meus lábios seja fonte de bênção para todos. Atenda SENHOR a minha oração. Dê felicidade aos meus inimigos. Em nome de Jesus. Amém.

 

PALAVRA DO DIA

(Palavras de Jesus) Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem - Mateus 5.44.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Índios, Cultura e Masturbação _ Pr. Eriovaldo

Índios, Cultura e MasturbaçãoAntigamente o índio tinha vida. Agora tem um dia.
Nossa evangelização ensinou o índio a ter parábolica, calção da Adidas e chinelo Havaianas. Não ensinamos a misericórdia, o perdão, o dar de si mesmo. Em dois mil anos de cristianismo ainda não aprendemos a repartir o Evangelho sem sufocar a cultura do outro. Somos ótimos catequizadores, mas péssimos evangelistas.

Essa nossa persistência em moldar a cultura segundo nosso conforto é o que gera tantos conflitos. O mundo modifica a si mesmo em ciclos de tempo cada vez menores. A Igreja ainda idolatra a liturgia e as formas. Nossa maneira de cultuar a Deus é o ídolo que ocupa no nosso coração o lugar do próprio Deus. Apelos desesperados à importância da “tradição” não enfatizam que algumas coisas precisam ser esquecidas.

Choro pelas crianças que serão adultas num futuro próximo. O Evangelho que transforma o homem, independente de sua cultura, está cada vez mais distante. E infelizmente não há luz no fim do túnel.
Se zelamos pelo Evangelho, não fazemos mais do que nossa obrigação. Se zelamos pela tradição, somos prudentes. Se negamos a cultura, somos a manifestação visível do anticristo. Pois aquele que nega que Cristo veio em carne (isto é, viveu como homem), está negando o caminho da obra redentora de Jesus Cristo.

Falta nos dias de hoje o cristão humano. Aquele que sente a dor do outro e que se move na direção do que sofre. Porque uma espiritualidade que não transforma a realidade é apenas masturbação.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

SE ORAR NÃO DESAFIA VOCÊ, ENTÃO PARE DE ORAR!

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno. Sl. 139. 23,24.

 
O maior inimigo das nossas orações não é satanás, mas nós mesmos quando deixamos de orar. Na parábola do juiz iníquo Jesus nos desafia a viver uma vida ininterrupta de oração (Lc. 18.1). A oração é uma caminhada diária ao trono da graça de Deus (Hb. 4.16). Quando oramos temos que nos sentir desafiados em alguns aspectos de nossas vidas. Davi é um exemplo de uma oração desafiadora. Colocar-se de corpo, alma e espírito a disposição de Deus para que a ação divina seja um bisturi em nossas vidas não é algo tão simples. Vejamos alguns desses aspectos de que somos desafiados no ato da oração:

 
1 - DESAFIADOS A MUDAR DE PENSAMENTO: Pedir pra Deus nos sondar é permitir que a mão do Senhor penetre nossa mente e faça as mudanças necessárias em que, no por que e como pensamos. Na oração pedimos que Deus plante em nossos corações os pensamentos Dele, pois na maioria das vezes nossos pensamentos são maus - "Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos", declara o Senhor. Isaías 55:8.

   
2 - DESAFIADOS A CONFIAM EM DEUS: Já afirma alguns teólogos que “dizer que ama a Deus é fácil, o difícil é confiar Nele”. E, é na oração que essa realidade espiritual se concretiza. Davi diz - DIRIGI-ME. Ou seja, Davi confia tanto em Deus que o convida para tomar o volante de sua vida. Orar é colocar sobre a responsabilidade de Deus a solução aos problemas e projetos de nossas vidas. É afirmar nossa total dependência Dele. Pois quando dirigimos nossas vidas só fazemos “besteiras”. O contrário de confiar e desconfiar. Por isso quando oramos somos desafiados a confiar no Senhor não importando o medo ou a desconfiança que abriga em nossos corações - Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti. Salmos 56:3 - Não temerá más notícias; seu coração está firme, confiante no Senhor. O seu coração está seguro e nada temerá. No final, verá a derrota dos seus adversários. Salmos 112:7-8

 
3 - DESAFIADOS A CONFRONTAR O PECADO: - Pois investigas a minha iniqüidade e vasculhas o meu pecado - Jó 10:6. Jó trava pela oração uma guerra contra seus pecados. É na oração que travamos uma batalha espiritual contra os chamados pecados de “estimação”. Aqueles pecados ou práticas contrárias à vontade de Deus que insistem em não nos abandonar. Que muitas vezes bloqueiam o meu e o seu relacionamento com Deus. Paulo fala de uma batalha mortal - Na luta contra o pecado, vocês ainda não resistiram até o ponto de derramar o próprio sangue. Hebreus 12:4. É impossível nos ajoelharmos diante de Deus Santo e não nos sentirmos constrangidos e desafiados a arrancar de nossas vidas os pecados que nos prendem a uma vida medíocre e dissimulada na presença de um DEUS SEM PECADO. Esse desafio pode também ser chamado de DESAFIO À SANTIDADE.


4 - DESAFIADOS A ABENÇOAR NOSSOS INIMIGOS: A oração é um canal de bênção para que possamos aprender a perdoar e abençoar as outras pessoas, mas principalmente as que nos odeiam ou nos maltratam - Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem - Mateus 5:44 - Ensina Jesus. Orar por quem amamos ou gostamos é fácil. O difícil é você orar pelas pessoas que maltratam e querem o seu mal. Por isso a oração é um momento que nos desafia a abençoar os nossos inimigos. O melhor caminho para perdoar e amar as pessoas que nos ofendem é usando os nomes delas em nossas orações. É interceder diante da presença de Deus por essas vidas, que muitas vezes são eles indigestíveis. Não é algo agradável, mas é o desafio que Jesus deixa pra mim e pra você.


- Orem continuamente (1 Ts. 5.17). Orar já é um desafio. Mas quando paramos para refletir sobre a responsabilidade ou implicações que o ato de orar traz para as nossas vidas, percebemos o aprofundamento do significado da oração para nossas atitudes diárias. Ela vai além do “falar com Deus” como muitos ensinam. É um momento em que Deus tem a oportunidade de nos examinar dentro da concepção da tricotomia (corpo, alma e espirito) cristã pelo seu Espírito Santo. Se você tem orado e não se sente desafiado em nenhum desses aspectos, então tem algo errado com suas orações. Arrisco até dizer que você não está orando, mas REZANDO, que você é apenas um religioso cristão e não um cristão religioso.

Pr. João Maria Martins

MEDITAÇÃO DO DIA - MÃOS DIVINAS

ORAÇÃO DO DIA

 
AMADO PAI, queremos Te agradecer pela dádiva do amor e do perdão que tens lançados sobre nossa insignificante vida. Não somos merecedores do Teu abraço carinhoso, mas Tu, SENHOR, insistes em nos acolher em Teus divinos braços. QUERIDO DEUS e PAI, não nos deixes nos afastar de Ti. Nos segura firmemente com Tuas poderosas mãos. Precisamos de o Teu vigilante olhar para que não venhamos a nos desviar de Tua santa Vontade. Cuida SENHOR também de nossa família, de nossos sonhos e de nosso dia a dia. Ensina-nos neste momento a compartilhar Teu amor e tua graça para com todos que estão em nossa volta. Cure, liberte e conforte todos os corações aflitos que estão neste momento necessitando dessa graça celestial. Obrigado, PAIZINHO, em nome de Jesus. Amém.

 

 PALAVRA DO DIA
 E seja sobre nós a formosura do SENHOR nosso Deus, e confirma sobre nós a obra das nossas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos. Salmos 90:17

terça-feira, 23 de abril de 2013

QUANDO “NÃO DESISTIR” É O MAIS IMPORTANTE.

E, descendo ele do monte, seguiu-o uma grande multidão. E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra.” Mateus 8:1-3.

 
A lepra era considerada uma das mais terríveis doenças naquela época. O moribundo era excluído totalmente do convívio social. Nem mesmo a família poderia, caso desejasse, cuidar do seu doente. A Bíblia não relata á quanto tempo esse homem estava enfermo. Mas imaginemos que ele tenha contraído essa doença ainda muito jovem. O que um jovem sonha para sua vida? Faculdade, sucesso, casa própria, uma esposa (o) e filhos. Aquela doença tornara tudo isso impossível. Era um balde de água fria sobre os seus sonhos.  

 
O que fazer quando seus sonhos são frustrados? Como agir quando um imprevisto na vida torna seus sonhos impossíveis? Aqui quero ensinar-lhe uma verdade! Aquele homem não tinha desistido de seus sonhos. Até então ele continuava buscando uma cura para sua doença. Ele queria voltar para o convívio social, família, trabalho e continuar seus sonhos. Sabe por que digo isso - os leprosos tinham que viver nas aldeias de leprosos, uma espécie de hospital público ao ar livre, onde o governo alimentava e vestia a população desses enfermos. Eles não podiam viver nas cidades. Alguns parentes é que visitavam seus doentes, mas de longe para não serem contaminados. E ele não estava ali chorando ou lamentando aquela fatalidade. Ou contrário estava nas ruas tentando encontrar uma solução para sua vida. Mas ninguém, nem nada, puderam ajudá-lo até o momento em que ele encontrou Jesus Cristo.

 
Amado ou amada, talvez você esteja procurando a solução do seu problema nos lugares errados e com pessoas erradas. Você ainda não desistiu dos seus sonhos, mas parece que todas as portas estão fechadas, que nada dá certo e até agora você só tem sentido o amargo do fracasso. As pessoas já não acreditam em você. Sua família o considera um derrotado. Você é motivo de chacotas dos amigos. Sua esperança já está se esvaindo. Não desistir dos sonhos não é suficiente para conquistá-los, principalmente  quando se insiste em realizá-los por caminhos errados -  ...Sem mim nada podeis fazer (Jo. 15.7) -  disse Jesus. Jesus é mais importante do que nossa atitude de não desistir de algo. Ele é a solução. Você não precisa esperar Jesus descer do monte, suba até o monte onde Jesus está. Paulo disse – Posso todas as coisas naquele que me fortalece (Fl. 4.13). Neste momento, Jesus quer ser encontrado por você! Ele quer ajudá-lo a restaurar sua vida com Deus e realizar os seus sonhos. Jesus é a solução e a cura para os nossos fracassos. Se você quer saber se Jesus quer “curá-lo” – ele mesmo responde – EU QUERO (v.3)!

 
Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança. Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá. Salmos 37:3-5.

MEDITAÇÃO DO DIA

ORAÇÃO DO DIA

PAI CELESTE, nos prostramos aos Teus pés para testemunhar nossa servidão e dependência à Tua soberana vontade. Neste dia ajuda-nos a viver conforte Tua maravilhosa Palavra. Não deixe o orgulho ou a vaidade invadirem os nossos corações. Dar-nos forças para continuarmos firmes em Teus santos caminhos. Amado Pai, que Tua verdade reine nos lares, nos corações das famílias e dos nossos governantes. Peço-Te cura para os doentes, emprego para os desempregados, forças para os cansados e amor para os que não têm. Peço-Te, SENHOR, derrame da Tua paz nas famílias e dê vitória aos que se sentem derrotados. Cuide de nós durante este dia.  Proteja-nos das maldades. Cubra-nos com Teu poder. SENHOR, muito obrigado por Tua bondade em nossas vidas. Em nome de Jesus. Amém.

 

PALAVRA DO DIA

O, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR que nos criou. Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas da sua mão. Se hoje ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações... Salmos 95:6-8

sábado, 20 de abril de 2013

MEDITE NESTA VERDADE!


APRENDENDO COM JOSÉ E MARIA

Que belo casal de noivo eles formavam! Sonhavam em um casamento perfeito - Deus fez um para o outro - todos diziam. Já tinham compra uma linda casa. Saia juntos para comprar geladeira, televisão, cama, sofá, mesas... Eram “unha e carne”. Ficavam até meia noite no celular acertando detalhes do casamento e mandando mensagens pelo MSN com lindas frases de amor e fidelidade um para o outro. Iam à igreja juntos, oravam juntos, faziam parte do grupo de louvor da Igreja, liam a bíblia, evangelizavam e juntos meditavam. Eles amam ardentemente Deus. Ela tinha 17 anos, mas tinha uma cabeça de alguém muito madura, ele era um pouco mais velho, mas com um espírito de criança. Eles se amavam tanto que ao se encontrarem não precisam de beijos, não precisavam de abraços, não precisavam de amasso, nem de carícias pelo corpo, eles apenas se olhavam e se admiravam. Segurar nas mãos era a declaração mais profunda de amor - nunca te abandonarei!  Por onde eles passam ficavam os rastros daquele inefável noivado. Eles não tinham olhos pra mais nada, apenas não um para o outro.

 
Quando ele chega pela manhã para acertarem os últimos detalhes do cerimonial do casamento, observou ela ansiosa, preocupada, assustada e pálida – Eu... Eu... - Ela sentia um entalo na garganta, as palavras não conseguiam sair com facilidade – ... Eu estou grávida! Ela comunicou a ele.  Ele sorriu timidamente, não querendo acreditar, mas ele sabia que ela nunca brincaria com algo tão sério. Ela repetiu -  José estou grávida!
 
 
O QUE FAZER QUANDO SEUS SONHOS DESABAM? QUANDO  VOCÊ SE SENTE TRAIDO PELA PESSOA QUE VOCÊ MAIS AMA?

 

ONDE JOSÉ É "PADROEIRO" QUEM MANDA CHUVA É DEUS

 
Acaso, haverá entre os ídolos dos gentios algum que faça chover? Ou podem os céus de si mesmos dar chuvas? Não és tu somente, ó SENHOR, nosso Deus, o que fazes isto? Portanto, em ti esperamos, pois tu fazes todas estas coisas. Jr. 14.22.
 
 
Angicos está chuvendo! Glórias a Deus, que é misericórdioso e fiel. O barulho das chuvas sobre os telhados, biqueiras e calçadas tem acordado os angicanos muito cedo. Não são os fogos das procissões, nem tampouco as rezas e penitências em "adoração" a São José o responsável por esse milagre. Mas sim, DEUS! Na terra  que elegeram São José como padroeiro e o Santo das Chuvas quem MANDA CHUVA NA VERDADE É DEUS. Até quando os angicanos vão continuar crendo em São José como o pai da chuva? José não tem culpa por essa "mentira" criada pelo catolicismo romano. Se for preciso Deus muda os tempos para que seu nome seja exaltado e não o de José.

terça-feira, 2 de abril de 2013

MULTIDÃO NO ANIVERSÁRIO DA IGREJA BATISTA EM ANGICOS

Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o SENHOR a estes.

Grandes coisas fez o SENHOR por nós, pelas quais estamos alegres.
Salmos 126:2-3
Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o SENHOR a estes.

Grandes coisas fez o SENHOR por nós, pelas quais estamos alegres.
Salmos 126:2-3
Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o SENHOR a estes.

Grandes coisas fez o SENHOR por nós, pelas quais estamos alegres.
Salmos 126:2-3